sábado, 22 de dezembro de 2007

As Moiras




Tive curiosidade de saber o que significava las Moiras e vi em um papel no hostel, em Bariloche que las Moiras eram as deusas gregas do destino. Alguns dizem que sao filhas de Zeus com Têmis, a deusa da lei. Outros dizem que as Moiras sao filhas de Nix, Horas, que tinha a capacidade de auto-fecundacao.
Em wikipedia, encontrei diferentes histórias em português e espanhol. Assim, que escolhi a que me pareceu mais razoável e resolvi transcrever para que se entenda melhor o que significam as Moiras.

As moiras eram três irmãs que determinavam os destinos humanos, especialmente a duração da vida de uma pessoa e seu quinhão de atribulações e sofrimentos.

  • Cloto (em grego "fiar") segurava o fuso e tecia o fio da vida.
  • Láquesis ("sortear") puxava e enrolava o fio tecido, e sorteava o quinhão de atribuições de cada vida;
  • Átropos ("afastar") cortava o fio. Determinava os que iam morrer.

As moiras eram filhas de Nix. Moira, no singular, era inicialmente o destino. Na Ilíada, representava uma lei que pairava sobre deuses e homens, pois nem Zeus estava autorizado a transgredi-la sem interferir na harmonia cósmica. Na Odisséia aparecem as fiandeiras.

O mito grego predominou entre os romanos a tal ponto que os nomes das divindades caíram em desuso. Entre eles eram conhecidas por parcas chamadas Nona, Décima e Morta, que tinham respectivamente as funções de presidir a gestação e o nascimento, o crescimento e desenvolvimento, e o final da vida -- a morte; notar entretanto, que essa regencia era apenas sobre os humanos.

Os poetas da antiguidade descreviam as moiras como donzelas de aspecto sinistro, de grandes dentes e longas unhas. Nas artes plásticas, ao contrário, aparecem representadas como lindas donzelas. As três deusas decidiam o destino individual dos antigos gregos, e criaram Têmis, Nêmesis e as Erínias. Pertenciam à primeira geração divina, e assim como Nix eram domadoras de deusas e homens. Junto de Ilitia, Ártemis e Hecate, Cloto atuava como deusa dos nascimentos e parto. Láquesis atuava junto com Tiche, Plutão, Moros, etc. qualificando o quinhão de atribuições que se ganhava em vida. Atropo juntamente a Tânatos, Queres e Moros, determinava o fim da vida.

Apesar de toda essa história, minha reflexao sobre isso tudo, enquanto vinha para o Chile, durante toda a tarde de hoje, era se temos, de verdade, um destino...

Se existe para o ser humano, o destino deve ser construir a história. A todo momento, estou pensando nisso e observando como minha vida muda sempre. Minhas buscas têm sido incessantes e isso me leva por caminhos novos sempre.

Topar com a história das Moiras hoje foi uma forma de comprender isso. O que aparentemente pode ser um paradoxo que, em princípio, se nega e se assume, como aquele que diz que ser diferente é normal, para mim, acreditar que existe um destino, é assumir que o destino do ser humano é produzir a história. É como diz Paulo Freire com a compreensao de que o ser humano tem como essência o estar-sendo, uma vocacao para "ser mais". É dar-se o cotidiano de mudancas.

Jamais pensei que tomaria um caminho como aqueles que tomo agora. Ao assumir o caminho dos direitos humanos, percebi que a relacao com estes direitos fica ainda mais forte. Nao que nao haja contradicoes ou que nao se aceite mudancas nos direitos e na forma de pensar sobre eles. O que passa é que se aprende direitos humanos, vivenciando direitos humanos, testando-se enquanto ser humano numa relacao como todas as pessoas, ao mesmo tempo que sensibilizando esse ser através do mundo que lhe afeta.

Agora, estar "só", caminhando por uma parte da América Lartina, pode ser isso, afetacao, querer deixar-se tocar pelo mundo, refletir sobre isso, encontrar o que um "eu" pode ser-estar-sendo.

Assim que, passar por montanhas nevadas, ver a neve bem de perto, pisar, uma segunda vez, o sólo Argentino, conhecer o Chile... ter as emocoes dos encontros que estou tendo... isso tudo vai formar um ser, já estar formando um ser, eu espero. Talvez, mais consciente ainda de suas escolhas, por isso, que nao aceitar negciar certos valores e coisas; talvez, mas sensível aos problemas do mundo, mais direcionado ainda a doacao...

De qualquer forma, se as Moiras existem..., somos amigos íntimos e elas sabem que meu destino é a construcao de minha história e, isso, faco eu, de acordo com o modo como leio o meu mundo.

Nenhum comentário: