quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

A viagem já começou


Estou a programar uma parte da viagem com que sonho faz três anos. Para situar você que está lendo, o meu sonho está em sair sem rumo certo pelos países da América Latina até o México..., sem tempo certo também. Agora, por algumas dificuldades, não posso fazer isso. Então, decidi que iria fazer uma parte desta viagem em 41 dias. Meu percurso seria por cinco países: Argentina, Chile, Bolívia, Paraguai e Uruguai. Mas, não sei se tudo isso vai ser possível em tão pouco tempo... A verdade é que esta viagem já começou, embora esteja programada para a próxima sexta-feira, dia 14 de dezembro o seu início físico. Afinal, minha cabeça, meus sentidos, meus sentimentos, minha sensibilidade..., tudo está volvido à construção desse intento. Até pensar em espanhol já comecei. Esta semana, inclusive, sonhei duas vezes na língua dos povos que, apesar de próximos, não estão reconhecidos em nossa sociedade, como não está reconhecida a nossa latinoamericanidade. Aliás, poucos de nós consegue perceber-se latinoamericano, tem o sentimento de latinoamericanidade aflorado. Costumo dizer que estamos com o olhar voltado para o alto, em oração, como se Deus estivesse na Europa; com a cabeça povoada de norteamericanismo, já que os Estados Unidos pairam sobre nossas cabeças, promovendo influências desastrozas em nossa cultura; temos diante de nós o nosso alterego, a África, e, simplesmente, desprezamos a América Latina, para quem estamos de costas. Percebi isso quando tive contato com paraguaios e argentinos durante todo o ano de 2005. Aliás, foi esse mesmo "encontro" que me fez perceber que havia algo mais a descobrir, que tenho identificado como uma necessidade de encontrar pessoas, de encontrar culturas, de encontrar humanidades. Como não seria possível "encontrar-se" com outros e deixar de "encontrar-se" consigo mesmo, porque somos quem estamos sendo, exatamente, à medida que vamos absorvendo novas marcas em nossas marcas, conferidas pelos nossos "encontros" com as pessoas, suponho que este "encontro" com seres humanos da América Latina produzirá um novo ser-estar-sendo.
Para que este intento se materialize, no entanto, fui obrigado a abrir e fechar ciclos de reflexão, fazer um mergulho sobre minha própria cultura, iniciar o processo de abertura ao "novo-presente", porque, em tese, me sinto voltado para a novidade, mas sem a abertura necessária terei um olhar julgador, um olhar chauvinista, inclinado a achar tudo o que já habita em meu estar-sendo como melhor. Precisava e preciso analisar minha vida, minhas buscas, minha relação com os direitos humanos e com as pessoas. Precisava estabelecer contato com o projeto de sociedade e de vida ao qual me inclino, avaliá-lo, mergulhar no meu mundo para descobrir as possibilidades de um novo encontro com o mundo. Agora, apesar de imaginar que só o vivenciar da própria experiência é que vai me permitir reconhecer um novo contato com o mundo, compreendo que estou pronto para caminhar... Afinal, como diz Paulo Freire, "o caminho se faz caminhando".

5 comentários:

Anônimo disse...

Betinho! Que sua viagme seja linda linda linda. Que voce aprensa muito com a alma da nossa américa latina e volte por aqui para alimentar meus sonhos. =]

Anônimo disse...

E lindo o nome do seu blog.

"Que somente os dementes, os loucos, os teatros
os corações, os Quixotes, os palhaços
podem vencer os dragões aliados
aos caminões e aos supermercados."

Pablo Honorato Nascimento - Divisão de Cultura Popular/FUNJOPE disse...

Caríssimo,
Isso aqui Gil pegou de mim, que peguei de Tom Zé, que deve ter pego de alguém por aí:
"Que somente os dementes, os loucos, os teatros
os corações, os Quixotes, os palhaços
podem vencer os dragões aliados
aos caminhões e aos supermercados."
É o meu hino sagrado pra justificar minhas loucuras.

Bom, eu descobri teu blog por acaso nos recados de Gil, já li e vou ficar lendo direto pra saber das novas!!! Saudade do caralho de tu. Quando os amigos resolvem fazer essas sandices é que o cara saca que é preciso ter a ousadia no espírito pra desconstruir o que precisa ser desconstruído e reconstruir.
Deu vontade de fazer isso também. Sabe Deus quando, como e com quem, mas vou.

Quando passar por Macchu Picchu manda um abraço meu pra um inca, beleza?

Menina dos olhos dágua disse...

Que linda ft Betinho!!!
Muito massa seu blog...
vou ficar visitando sempre p ir curtindo daqui a sua viajem, q com tda certeza do mundo td, é o sonho d mta gnte!
acho q vc tem razão, a gente tem mt pouco da coisa do "sangue latino", de entender-nos tds como irmãos...infelizmente!!!
boa viajem querido!
descubra um mundo novo e nos dê motivos para continuar sonhando...

bjs

Unknown disse...

Betinho querido,

BOa viagemm...
Vou acompanhar aqui seu trajeto...
Espero que você ria, pule, caminhe, chore, abrace, beije, observe, reflite, dialoge muito como nossos hermanos...
Você é um ser incrivel...e sabe do amor que sinto por você... Ah, não só eu, mas todo o CAJUÌNA...
bjusss quentes aqui do Piauí

Adonyara